segunda-feira, 21 de setembro de 2009

= ABELHA MANDAÇAIA =





Abelha Mandaçaia Melipona Quadrifaciata, esta espécie de abelha é muito fácil de criar, como e do grupo melipona a cada 100 abelha que nasce 25 a 30 são rainhas princesa e uma é escolhida para ser a rainha mãe, por este motivo que todas as multiplicações são bem sucedidas.

Sou criador de abelhas
índigenas desde 1989 pois nesses 20 anos de dedicação as abelhas sem ferrão, somei uma grande bagagem de conhecimento.

Neste período cometi muitos
acertos e erros, e nos acertos concluí que a melhor caixa é a redonda de difícil construção, à qual dei o nome carinhosamente de MORADA PRÓPRIA.
Para chegar a este novo modelo de caixa, Tive que mentalmente me comportar como uma abelha mandaçaia, como eu gostaria de morar, se tudo que faço em minha morada é redondo, O invólucro e redondo, os discos de cria redondo, células redonda, potes para pólen e mel redondo.


Nas caixa quadradas que é muito utilizada pelos Meliponicultores, as Abelhas Mandaçaia, fazem bastante geoprópolis nos cantos, Alguns Meliponicultores acreditam que o geoprópolis ali colocado é para formar galeria de acesso na colméia.


Em minhas pesquisas constatei que nas caixas redondas, as abelhas colocam geoprópolis  em grande quantidade só na parte de cima (tampa), esta atitude por parte das abelhas me convense de que a grande quantidade de geoprópolis colocado nos cantos das caixas quadradas e para tentar deixar redonda.
Quero lembrar que os meus melipnarios estão localizado na região Sul do Brasil onde no inverso o frio e intenso, e as abelhas tem por habito fabricar bastante geoprópolis para aquecimento interno da colónia.

Nenhum comentário: